O Maior Problema Humano

Aquele que introduz a dor da ALMA logo cedo.

A frustração.

ESPERAR por algo e esse algo:

– não vir (ou demorar demais);

– vir oposto do que ESPERADO;

– vir diferente do ESPERADO ou

– vir pior do que o ESPERADO.

Observando meu filho pequeno é que atentei a noção do impacto da frustração na MENTE Humana. O amiguinho que não veio, a brincadeira que acabou mais cedo ou o presente (surpresa) que não veio ou veio diferente do ESPERADO. Resultam num choro “sentido” (cheio de sentimento) mas que após algum tempo ou mudando o FOCO a crise se estabiliza a ponto de zerar a tristeza.

E nos adultos?

Há exceções, mas conforme vamos amadurecendo em nossas emoções, vamos aprendendo a lidar com as FRUSTRAÇÔES.

Mas, quando instaladas em nosso organismo PATOLOGIAS como Depressão, Ansiedade ou Sindrome do Pânico (SP) há uma Regressão Emocional (desaprendemos a Lidar com a frustração) ou ocorre a INTOLERANCIA a Frustração (menor paciência ou menor suportabilidade).

E basta aquela pasta de dente cair da escova e há uma reação descomunal que pode ser violenta com ações, violenta com palavras ou um choro compulsivo.

Esse tema é complexo e muitas vezes o que se leva para a Terapia é uma FRUSTRAÇÃO mal resolvida, onde nosso Emocional não soube tratar corretamente.

Quando digo tratar corretamente – não me refiro a IGNORAR a FRUSTRAÇÃO ou ENGOLI-LA. Pois estes dois tipos de reação trazem consequências para nosso emocional e regularmente extrapolam para o Físico (Doenças Psicossomáticas) como Hipertensão, Gastrite, Fibromialgia, entre outras.

A Terapia de Psico Análise Cristã (TPC) pode ajudar com as frustrações. Mas como? Veja nesse Texto (Texto 4)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *